quinta-feira, 28 de março de 2013

CURIOSIDADES: Saiba +, sobre o apagão analógico em 2016


Apesar do desligamento, o ministro reconhece que o sistema digital ainda não é popular no Brasil e pretende acelerar o processo de digitalização das emissoras.
"As emissoras vão ter tempo para se adaptar e os próprios consumidores vão querer modernizar seus equipamentos, até mesmo porque teremos uma Copa do Mundo aqui no Brasil em 2014 e as pessoas vão querer aproveitar o sistema digital”, diz Bernardo.
TV da Gradiente
Ainda de acordo com o Ministério das Comunicações, o decreto que estabeleceu o sistema de TV digital no Brasil permite usar a TV para consultar saldo bancário, agendar consultas médicas, consultar a previsão do tempo, informações de trânsito e comprar produtos. Vale lembrar que, no início, nem todos os modelos de TV serão compatíveis com estes recursos.
A geradora de TV precisa dar entrada no processo de consignação no Ministério das Comunicações antes de transmitir em sinal digital. Todos os processos de consignação de geradoras serão finalizados até dezembro de 2011, segundo Genildo Lins, secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom.
Isso só irá acontecer, em televisores antigos, ou seja os grossos, que não tiverem sinal em alta definição.
E +: Governo quer fazer teste de apagão analógico em 2013:
Imagine que você está esperando o desfecho de sua novela favorita ou aquele jogo importante de seu time do coração quando, de repente, a imagem de sua TV desaparece completamente.
O Ministério das Comunicações quer antecipar o desligamento do sinal analógico de TV em algumas cidades, para testar qual será a reação da população com o apagão total do sinal, previsto em decreto federal para 2016.
Em estudo na Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica (SCE), os testes serão realizados já em 2013, após a Copa das Confederações.
O objetivo do "apagão piloto" é simular o desligamento do sinal analógico antes da transição para o sinal digital no país.
Segundo o ministério, ainda não foram definidos os locais onde os testes serão realizados, mas devem ser escolhidas cidades no Sul e no Nordeste do país, com o propósito de incluir 
realidades sociais distintas no estudo.
Alguns especialistas acreditam que as redes de TV não estarão totalmente digitalizadas até 2016, assim como dificilmente toda a população terá televisores com conversor digital até lá. Por isso, o apagão poderá ser postergado em algumas regiões.
O "apagão piloto" será discutido no ministério antes de ser encaminhado à presidente Dilma Rousseff (PT).


Rede Globo acredita que apagão analógico não deve ocorrer em 2016:


Atualmente a TV digital já é um realidade de muitos e muito lares do brasileiro. Com o objetivo de tornar o sinal da TV brasileira totalmente digital, em 2016 o Governo deseja realizar  um apagão, onde todos os sinais analógicos sairão do ar em São Paulo em sucessivamente no pais, porém, a Rede Globo acredita que o acontecimento será impossível de ocorrer na data prevista.
Durante o Congresso Latino-americano de Satélites, Fernando Bittencourt, que é o principal executivo na área de tecnologia da  Globo, afirmou que não existe chance da transição terrestre ser concluída integralmente em junho de 2016, como estabelece o Decreto de TV Digital, e que também é muito cedo para dizer quando alguma cidade poderá realizar o desligamento. Para ele, alguns grandes centros certamente concluirão o processo de digitalização antes, mas há muitas questões a serem analisadas antes de se decidir pelo desligamento dos sinais; Atualmente a Rede Globo 50% do país com TV digital e cerca de 20% da planta de televisores já está apta a receber os sinais. A Rede Globo já tem 64 geradoras e retransmissoras digitais, que chegam a 95 milhões de habitantes.
“Nosso plano é chegar à Copa do Mundo cobrindo 70% do País, porque as pessoas compram TV para assistir à Copa e deve haver um grande pico de venda [...], afirmou Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário