sábado, 23 de março de 2013

OPINIÃO: Formatos poderiam virar um programão sábado à noite


A programação do sábado à noite no SBT apresenta fragilidade diante à concorrência. Curiosamente, não é por falta de bons produtos, uma vez que “Aventura Selvagem”, “Esquadrão da Moda” e “Supernanny” formam uma trinca de produções de qualidade na emissora de Silvio Santos. A grande questão é que não há um planejamento para que esses três formatos possam garantir um bom retorno em termos de audiência. 

Além disso, após algumas tentativas de viabilizar novos programas como o “Sábado à noite com Patrícia Abravanel” e o “Circo Eletrônico”, optou-se por não arriscar e manter duas sessões de filmes, salvando-se apenas “Amigos da Onça”, no qual seria um quadro no programa da Patrícia e virou programa solo na segunda-feira. Então, por que não fazer um programão de auditório no sábado onde pudesse reunir Esquadrão, SuperNanny, Aventura Selvagem e Amigos da Onça como quadros? A vantagem disso é que não necessariamente esses formatos poderiam ser apresentados toda semana. É só montar um esquema de rodízio e a edição seria conforme os índices de audiência observados ao longo do tempo. 

Um bom exemplo é o programa “SOS Casamento”, formato criado pelo próprio SBT, que quase passou batido na sexta-feira à noite, com índices de audiência bem modestos. Depois de sair do ar, o programa voltou como quadro no programa da Eliana, e hoje “Família Pede Socorro” (novo nome dado ao SOS) é um dos destaques do dominical. O que se percebe diante disso é que muitos formatos não tem fôlego para se manter como atração isolada, pois precisam de um impulso maior para se manter, além de uma divulgação que exigem chamadas e anúncios independentes. 

Nesse sentido, falta no sábado à noite um programa de auditório que reúna os diversos programas esparsos na programação. Um bom nome para o comando da atração e que já é contratado da casa é Zé Américo. A meu ver, ele mostrou que tem competência apresentando o “Você se Lembra?”, que, inclusive, seria bem-vindo como quadro nesse programão. Além de um apresentador (a) para comando de palco, o SBT ainda dispõe de Priscila e Yudi, atualmente sem espaço devido à reestruturação no Bom dia e Cia, que poderiam auxiliar com matérias jovens. 

Por fim, a emissora ainda pretende lançar um novo concurso de dança, com chamadas de inscrição já veiculadas na programação. Se “Astros” já vai voltar no dia 1º de Abril, não faz sentido um programa exclusivo para esse tipo de atração, uma vez que poderia ser utilizado como mais um quadro no programa de sábado. São diversos fatores, portanto, que justificam a necessidade de uma atração com auditório, preferencialmente ao vivo, com a intenção de competir melhor com a concorrência. A hora é agora, como o próprio diretor de programação do SBT sugeriu, no twitter, "Agora não vou mais reclamar, vamos agir!". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Translate

Postagens + Populares