sábado, 8 de junho de 2013

SBT usa novelas “do Globo” para derrubar as novelas “da Globo” (09/06/1991)

Clique sobre o anúncio e vá em "abrir imagem em uma nova guia" para vê-lo em tamanho maior

A versão brasileira de Carrossel está chegando ao fim e resolvemos dedicar esse mês de junho a uma série especial. Nela, vamos relembrar nas próximas 3 semanas anúncios relativos à novela Carrossel, só que na sua versão mexicana, exibida entre 1991 e 1992 no SBT.

Hoje, por sua vez, você vai ver um anúncio que completa amanhã, dia 9, 12 anos desde que foi publicado na imprensa. Trata-se de um anúncio conjunto tanto de Carrossel quanto de Rosa Selvagem, dobradinha que rendeu bons frutos ao SBT em audiência.

Neste anúncio específico, muito mais que divulgar ambas as novelas, que estavam em seu auge, o SBT fez um ótimo jogo de palavras relacionando-as à Rede Globo e à novela “O Dono do Mundo”, concorrente direta no horário. E a chamada não poderia ser melhor: “Para combater a novela de maior audiência da Globo, o SBT traz as novelas de maior audiência do Globo”. Claro que existia um exagero em dizer que Carrossel e Rosa Selvagem eram as maiores audiências do globo (no sentido de planeta, mundo), mas o fator da Televisa ser uma das principais exportadoras de conteúdo para todo o mundo na área de entretenimento, colaborava para esse “sentimento”. Por exemplo, Carrossel era exibida na Coreia do Sul e Japão, em períodos próximos à exibição no Brasil. Por aqui, muito embora ambas as novelas não se aproximassem perigosamente da Globo (no sentido emissora), fizeram tanto o Jornal Nacional quanto a novela O Dono do Mundo a atingir níveis de sucessivos recordes negativos de audiência.

No topo do anúncio, como era comum naquele período, aqueles mini-textos para embasar a mensagem principal do anúncio. E nele, um recado direto à novela “O Dono do Mundo”: “Sempre que você assistir à novela O Dono do Mundo, lembre-se que você poderia estar assistindo às novelas que são as donas do mundo”.

O grande responsável pela “mexicanização” do SBT foi o brasileiro Augusto Marzagão, que fez a carreira dentro da Televisa, do México, durante 20 anos, após criar o Festival Internacional da Canção, pra TV Rio e Rede Globo. Sua relação com o SBT começou em 1982, quando ofereceu a Silvio Santos a novela “Os Ricos Também Choram” e posteriormente o seriado Chaves. Em setembro de 1990, Marzagão foi convidado por Silvio Santos para um café, onde ao apresentador expôs as dificuldades que o SBT atravessava naquele momento de crise. Foi então que Augusto Marzagão ofereceu Carrossel e Rosa Selvagem. Tiro certeiro.


Fonte: Retirada do quadro "Cartas e Cartazes" do site "SBTPédia". 
*Como achei interessante resolvi mostrar para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Translate

Postagens + Populares