terça-feira, 13 de agosto de 2013

SBT completa 32 anos e comemora feito criança rebelde


O título é provocativo de propósito. 32 anos é uma marca importante e deve ser comemorada. Mas o SBT tratou de estragar a festa. Não é possível que seja uma coisa planejada todas essas últimas notícias relacionadas ao SBT. Uma sucessão de erros que trabalha a passos largos para derrubar tudo aquilo que o SBT conquistou nos últimos 3 anos e, sobretudo, após o sucesso de Carrossel. Vamos por partes.

O horário nobre do SBT estava fechado. E como tal, qualquer mudança implicaria em problemas. E é o que acontece. Mexeram de uma forma improvisada na faixa das 18h30, colocando um Clube do Carrossel que nem se pensava em estrear três dias antes de levar ao ar. Com isso, mexeram no lugar mais “maleável” do horário nobre e desencadeou uma série de erros. Na verdade, quem iria entrar no ar era Carrossel, que nem tinha feito a missa de 7º dia ainda. Mas aí arrependeram. Ou não. Aguardemos os próximos dias...

Além disso, cresceram um olho totalmente desnecessário sobre Rebelde. Parece que é o novelão do século que vai solucionar todos os problemas do mundo do SBT. Isso só porque qualquer palavrinha a respeito da novela rende 200 comentários ou 1500 retweets. “Terra chamando diretores do SBT”. Acordem! Twitter, rede social não garante absolutamente nada. É bem melhor colocar Rebelde em um horário mais conservador do que arriscar uma novela dessas (e longa) no horário. Pior ainda se vier depois de Chiquititas. A julgar pelas últimas atitudes do SBT, Rebelde em um horário nobríssimo como esse, colocaria até mesmo em risco a dramaturgia nacional.

Não é por demais lembrar, a última vez que o SBT resolveu colocar uma reprise de novela na grade. Lembram de Ana Raio e Zé Trovão? Por pouco o QST? não foi parar na manhã de domingo, Supernanny fez estágio às 13h de sábado e o Aventura Selvagem deixou o sábado, deixando Marcos Mion nadar de braçada na Record.

Se não bastasse Rebelde, me inventam mais um horário de novelas à tarde. Isso quando o sentimento geral era que 3 já era o cúmulo do absurdo. E veja como a Televisa avança: de nenhuma novela da Televisa à tarde, segunda-feira já teremos 4, das 14h30 às 18h30. Nem mesmo reprise nacional, valorizando o que já foi feito pela casa, tem chance. Preferem a 49ª reprise de uma novela da Thalia ou uma novela como Privilégio de Amar, que é remake (será que a diretoria sabe disso?) justamente de Cristal, que teve sua versão brasileira, reprisada recentemente. O mesmo já havia ocorrido com Maria Esperança / Maria Mercedes, sendo que ambas passaram em um curto intervalo de tempo.

Se não bastasse, inventaram um “esquenta” para Rebelde com uma série de suspense de curta duração e reprisada. Detalhe: vão colocar a série contra uma série da Record. Ou seja, a Globo agradece. E não precisam torcer para a série bombar. Se bombar, vai durar pouco. E durando pouco, vai ser aquela tensão a cada troca de série. Até que em pouco tempo erram a mão e naufraga tudo. Não é uma novela que dura 300 capítulos na estabilidade ou um programa de auditório popular, onde é totalmente tranquilo trocar uma pauta de um dia para outro. Para ficar 100% nos problemas, só faltou fazer uma enquetizinha sobre qual série o público queria ver. Quem sabe ganhava de novo Gossip Girl? Se eu fosse a Record, já preparava uma edição do Tudo a Ver para o horário nobre novamente. Sem Ratinho, ia render.

Fora isso, Astros e Amigos da Onça saem do ar. Saíram para não dar lugar a ninguém. Vão compensar o coitado do Ratinho nesses dias, indo até mais tarde, já que ele vai perder o “filé” recebendo de Chiquititas e podendo dar breaks mais cedo, podendo assim atingir bons picos no final, ajudando a faixa de shows. Fala-se, também, na saída do SBT Repórter que só Deus sabe o porquê, já que o programa já entra de madrugada e nada tem a ver com o assunto.

Percebe-se que a TV e vários meios de comunicação vivem tempos difíceis. Existem cortes em diversas emissoras e tem hora que é necessário fechar as contas de uma maneira que não agrada a todos. Mas o SBT extrapolou todos os limites do razoável. Quando a gente vê a emissora dando um passo à frente com a qualidade de produção e técnica de Chiquititas, dá dois passos atrás fazendo uma grade voar para encaixar reprises que não garantem absolutamente nada. A verdade é que o SBT completa 32 anos, mexendo nas coisas feito criança “rebelde” e dando um verdadeiro presente de grego aos seus fãs. Grego? Talvez seria melhor mexicano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário