domingo, 1 de setembro de 2013

O Dia na História Especial: Após maior contragolpe da história recente da TV, Eliana estreia no SBT (30/08/2009)


Ontem completou exatos 4 anos da estreia de Eliana no SBT. Ou melhor, de sua volta. Afinal, Eliana tem uma história muito maior com a emissora, que a lançou para a carreira televisiva em 1991. No total, até 2013, são 11 anos de SBT, sendo os quatro últimos dedicados a um programa semanal nas tardes de domingo. Mas como Eliana voltou ao SBT? Relembre toda essa história a partir de agora no Cartas e Cartazes.

2008 havia sido um ótimo ano para Gugu Liberato e seu Domingo Legal. O sucesso do quinteto Lendas Urbanas/Encontros/Aconteceu Comigo/De Volta para Minha Terra e Construindo um Sonho levaram o programa a frequentar quase semanalmente minutos ou horas de liderança no SBT. Em agosto daquele ano, um susto tomou conta da Globo: o Construindo um Sonho picou incríveis 28 pontos, vencendo o Fantástico de ponta a ponta. O resultado que já seria excelente na década de 90 e até 2001, para 2008 era algo absurdamente assustador.

E isso despertou pouco a pouco o interesse da Record, que via em Gugu a chance não só de alçar a liderança aos domingos no seu projeto anti-Globo, mas também dar um xeque-mate definitivo no SBT, que tinha nos domingos o seu ponto forte, mesmo com a crise que vivia a grade nos dias de semana.

A bem da verdade, a Record já havia tentado Gugu em 2006, mas na época o SBT renovou contrato com o apresentador, inclusive tendo que aceitar de volta – como condição para renovar de Gugu - Homero Salles, que voltou à direção-geral do Domingo Legal.

Em 2009, a Record veio com carga total para não dar chance do SBT fazer uma contraproposta. Diferentemente de 2006, nem esperou que Gugu encerrasse seu contrato com o SBT (que vencia em março de 2010). Ofereceu um salário próximo a R$ 3 milhões/mês, o que em 8 anos de contrato daria quase R$ 300 milhões. Uma coisa irreal para os padrões brasileiros. Coube a Silvio Santos apenas o desejo de boa sorte a Gugu, dizer que as portas do SBT sempre estariam abertas e brincou dizendo que até ele iria pra Record se oferecessem salário daqueles.

O que parecia ser uma negociação de mão única, em que o SBT sairia perdendo um dos pilares do domingo e que muitos já taxavam que era o fim das pretensões da emissora buscar a volta à vice-liderança, tudo passou a mudar quando Silvio Santos armou um contra-ataque sem precedentes na TV brasileira.
 Antes de estrear efetivamente no SBT, Eliana participou do Programa Silvio Santos

Vou tentar enumerar a lista aqui, mas ela não é nada pequena. Difícil não esquecer alguém. Foram contratados Roberto Justus, Eliana, Richard Rasmussen, Roberto Cabrini, Tiago Santiago, Renata Dias Gomes, Leonor Corrêa, Márcio Esquilo e inúmeros produtores que trabalhavam no “Melhor do Brasil” na época. Foram tentados ainda Lauro César Muniz, Celso Freitas e Rodrigo Faro. Os três últimos ainda foram “salvos” porque a Record conseguiu intervir a tempo. Mas a mais interessante contratação da Record foi Paulo Franco, então diretor artístico da emissora. Dias depois de estampar sites e jornais ao lado de Gugu na Record, assinando contrato, ele estava migrando para o SBT para dirigir os programas de Roberto Justus.
 Paulo Franco com Gugu assinando com Record; dias depois Franco deixava a Record rumo ao SBT

Mas vamos ao que interessa hoje: Eliana. Por incrível que pareça, Eliana teve seu anúncio como contratada do SBT primeiro que Gugu pela Record. Diferença de um dia: enquanto o SBT anunciou Eliana no dia 24 de junho de 2009, Gugu foi anunciado pela Record no dia 25. Uma verdadeira guerra foi instalada.

Tais mudanças tão repentinas nos casting das emissoras, gerou uma verdadeiro reboliço na grade de programação das mesmas. O SBT acabou deslocando o Domingo Legal de Gugu para o meio-dia como espécie de represália e ainda deu aquela zoada básica na chamada: “Enquanto o Gugu prepara a mudança...” (veja vídeo abaixo). O mais incrível mesmo foi ver por poucas semanas, enquanto era feita a mudança de emissora, SBTistas torcendo pela Eliana na Record bater Gugu no SBT. Parece que já era um prenúncio ou premonição do que viria a acontecer entre 2012 e 2013, o que acabou sendo o fim de linha de Gugu na Record.

Como guerra é guerra, Eliana e Gugu estrearam exatamente no mesmo dia: 30 de agosto de 2009. Porém, não se confrontaram diretamente. Eliana recebeu na estreia Maisa e a Banda Calypso e foi vice-líder na audiência. Já Gugu entrou à noite, batendo de frente com Silvio Santos, seu antigo patrão e foi muito bem na Record, batendo com larga diferença. Silvio Santos até preparava uma surpresa (segundo a imprensa na época) para aquele fatídico dia 30, mas que por conta de sua voz, abalada por conta de uma gripe forte, não pôde ser colocada em prática. Aliás, a semana do dia 30 de agosto não costuma ser muito boa para Silvio Santos e seu meio, a julgar por 2001 quando foi a data do seu sequestro e 2013 pelas mudanças esquisitas na grade...

Ainda de cachinhos, Maisa foi um dos destaques da estreia do programa Eliana, em 2009
 
O anúncio de hoje foi publicado exatamente no dia da estreia de Eliana no SBT. E nele, aparece a dobradinha Silvio Santos e Eliana, com o codinome de “bela e a fera”. Assim como Gugu, Eliana era uma criatura de Silvio Santos, lançada lá no início da década de 90. Detalhe para a campanha do SBT lançada em agosto de 2009, com a Publicis, todas baseadas em personagens e as “carinhas” dos apresentadores. A partir de então, o domingo do SBT ficou congelado por quase 4 anos: Domingo Legal (com Celso Portiolli), Eliana e Programa Silvio Santos, cada qual com 4 horas dominaram o domingo do SBT, com bons resultados. Quando eu disse quase, é que quando exatamente iria completar 4 anos, o SBT resolveu mexer e Eliana que entrava às 15 horas, agora é às 13 horas, pelo menos amanhã. É como diz o anúncio: Silvio Santos é fera em apresentar, animar auditório, mas, sobretudo, em mexer na programação.

Tirando isso, só nos resta parabenizar Eliana pelo sucesso nestes quatro anos de SBT, Leonor Corrêa e Ariel Jacobowitz pela direção do programa, que sempre teve um conteúdo de qualidade e, porque não dizer, Silvio Santos, que teve um olhar clínico para descobrir em Eliana uma apresentadora, que se tornaria uma das principais do Brasil.

Fonte: SBTPedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário