E ele estreou. Depois de ser chamado de Aqui Agora e Boletim de Ocorrências, o SBT Notícias finalmente estreou na última segunda-feira, com apresentação de Neila Medeiros e participação ativa de Isabele Benito, direto do Rio de Janeiro.
Muitas considerações devem ser feitas a respeito do SBT Notícias. A principal, claro, foi a montagem em duas semanas de um novo jornalístico e com uma nova equipe. Pelo tempo que tiveram, à primeira vista, o trabalho pode ser considerado um sucesso.
A equipe chefiada por Marcelo Parada e com o editor-chefe Ricardo Munhoz souberam trabalhar muito vários pontos do novo jornalístico, desde o cenário, GC’s e, claro, matérias exclusivas, que já passaram a ser uma constante desde o primeiro dia. Nesse caso, vale destacar, foi fundamental a contratação de Peterson Izidoro (que até então era do Brasil Urgente, da Bandeirantes), que é profissional de primeira linha nessas coberturas policiais.
Isabele Benito e seu “dedo na cara” foi logo uma grata surpresa na interação com Neila Medeiros. Logo nos primeiros dias, já tinham uma química enorme. Neila faz o tipo cult e centrada. Isabele faz o estilo povão e sem papas na língua. Ambas com opinião forte e inteligente. Uma complementa a outra. Com o tempo, outras regionais poderiam se agregar ao jornalístico, até mesmo Brasília, onde Neila já tem todo um histórico de trabalho.
Houve espaço também até para os animais. A história do cachorrinho Beethoven, de São Paulo, que esperava seu dono, já falecido, na porta do ferro-velho foi uma boa sacada de pauta. Tanto a repórter Mônica Simões quanto Lara Mota souberam interagir bem com Neila Medeiros no estúdio nas últimas quinta e sexta-feira.
Apostas como a da Dona Esmeraldina, a “paladina da justiça dos idosos” e Paulão de Carvalho, “o repórter do improvável” são válidas e mostram como a linha Aqui Agora está presente. É um jornalístico factual mas que também busca um diferencial, busca atrair a dona de casa, o jovem, com uma linguagem popular, porém sem ser popularesca ou sensacionalista. Se é que isso existe, podemos encaixar o SBT Notícias no perfil de “revista eletrônica popular factual”.
A jornalista Patrícia Kogut, de O Globo, deu nota zero para o jornalístico, dizendo que a atração empobreceu a grade do SBT por se tornar igual ao Datena (Band) e Rezende (Record). Certamente ela não assistiu ao programa. O SBT Notícias buscou uma linha mais independente, bem menos sanguinária e de gritaria e apostando em pautas diversas, lembrando até, guardada as devidas proporções, o Aqui Agora dos anos 90.
A audiência, porém, ainda é bastante instável. Ganhou duas vezes do Datena, perdeu outras duas e na sexta houve rigorosamente um empate nos décimos. Para algo que foi divulgado pessimamente pela emissora até aqui, fez até muito. O SBT Notícias sequer é lembrado nos boletins pela grade, Neila Medeiros até hoje não apareceu em nenhum programa da emissora e as únicas chamadas na programação foi aquele comunicado, diga-se de passagem, de dar vergonha.
Falando ainda em audiência, é natural que comece por baixo. Estamos falando de competir com Marcelo Rezende e Datena, que o público há anos está acostumado em acompanhar nesse horário com jornalismo policial. Na segunda e na terça, com 5.2 de média, o resultado foi excelente. Com a entrada do break a partir de quarta o novo jornalístico teve uma queda, mas que é totalmente possível se recuperar e crescer com o tempo. Tempo que será primordial para que o jornalístico possa se firmar na grade e fazer sua história. Não vai ser uma ou duas semanas que vão determinar o sucesso ou não ou a qualidade ou não de um produto. Aliás, é muito importante dizer: audiência não mede qualidade, embora colunistas televisivos insistam em entrelaçá-los.
Para alcançar o objetivo de tornar o SBT Notícias conhecido e quem sabe com boa audiência, é necessário três piliares: divulgar, diferenciar e insistir. Divulgar é tudo o que possa ser feito para o público conhecer o novo programa e Neila Medeiros. Neila ainda é pouco conhecida em São Paulo, tendo apenas feito substituições no SBT Manhã e SBT Brasil. É hora de fazer chamadas, colocar os outros telejornais para falar, boletins jornalísticos citando a atração, falar com as afiliadas para também falarem do novo programa.
Amanhã Neila estará no Programa do Ratinho para participar de um quadro. Mas pode ser feito muito mais. Neila pode ser entrevistada pela Gabi, participar das atrações dominicais e seus infinitos quadros e o fato dela ser mulher pode ser reforçado em chamadas nas novelas da tarde. Se Eliana gosta de fazer colar “a única mulher na guerra dominical” e dá resultado, porque não tentar fazer algo na linha “opção feminina no horário do jornalismo policial?”. Público que vem das novelas pode dar uma chance e ficar no SBT.
Até mesmo A Praça é Nossa poderia ajudar nessa divulgação. E em um quadro que teria tudo para dar certo. Afinal, eles já tem o Marcelo Revende (Alexandre Porpetone) e Dapena (Zé Américo). Que tal arrumar alguém para fazer o papel de Neila Medeiros? Ela chegando e derrubando nos argumentos (piadas) todos os outros. Mostraria para o grande público da Praça que o SBT ofereceu uma alternativa, a opção que faltava. Ou, se não for possível, colocar ela própria numa participação especial na atração com a participação dos “concorrentes” do lado? Basta ter criatividade que tudo se ajeita.
O segundo ponto é diferenciar. E isso já foi feito nessa primeira semana, mas que também deve ser analisado. É óbvio que não se deve abrir mão do jornalismo factual. Ele é necessário para o horário, onde muita gente volta do serviço e quer ver o que está acontecendo naquele momento. O público já se acostumou a ele no horário. Mas é possível trazer coisas novas, trazer diferenciais importantes, se firmar como 3ª via. Afinal, é difícil ganhar de alguém consolidado oferecendo mais do mesmo. É necessário buscar alternativas, quadros criativos e populares. Soube a pouco que essa semana Neila Medeiros leva ao ar uma entrevista dela própria com Anitta gravada com no Rio de Janeiro. É muito bom ver âncora saindo do estúdio e atuando em reportagens especiais e isso está cada vez mais raro. Esse é o caminho. Criatividade para vencer.
E o terceiro ponto e esse é para o SBT: insistir. Nunca haverá um jornalismo forte se não houver uma base jornalística forte. E o que é essa base? Ter produtos para sustentar o jornalismo. O sucesso do SBT Notícias fatalmente representaria o sucesso do SBT Brasil. Não que o SBT Brasil seja ruim e não possa caminhar com as próprias pernas, mas é questão de quebra de grade. Recebendo de um mesmo público, tudo se torna mais fácil. É o que acontece com o Jornal Record atualmente com o Cidade Alerta.
Além de tudo, vale insistir porque o produto se mostrou bom e com futuro. E, além de tudo, um produto que agrega qualidade e credibilidade ao jornalismo do SBT, que recentemente perdeu o SBT Repórter na programação. Sucesso não virá de uma hora pra outra. Não existe mágica. Ou se investe, faz acertos, pequenas mexidas aqui e lá e espera dar resultado ou será tudo em vão. Neila não vai dar IBOPE por ser competente. Neila não vai dar IBOPE por ser carismática. Neila vai um dia dar IBOPE porque se acreditou no produto e se deu a possibilidade de trabalhar com qualidade, sem pressão e com tempo necessário para fidelizar público no horário.
Em suma, o SBT Notícias mostrou que pode ir longe. Tem uma equipe com gana por inovar e acertar e isso no jornalismo atual cada vez mais “feijão com arroz” é fundamental. É chegada a hora do SBT levar o jornalismo a sério, evitando que a cada “insucesso” de 15 dias, um novo produto seja tirado do ar, cedendo lugar a mais um enlatado reprisado. O que desejamos é vida longa ao SBT Notícias! E eu espero poder encerrar este artigo com um “só que sim!”.
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