O SBT está negociando filmes com distribuidoras independentes para o seu pacote de 2014. Como já sabemos, o atual contrato de exclusividade com a Warner que vence no final do ano não será renovado nos mesmos moldes. A emissora pretende trocar o plano total de produções da Warner distribuídas no Brasil por um pacote em que ela escolhe os filmes, séries e desenhos que serão comprados. Com esse novo tipo de acordo, a emissora economizará milhões de reais (atualmente o SBT gasta cerca de 30 milhões anuais com a Warner), contudo perderá a exclusividade. A Warner vai ser livre para negociar parte do seu acervo com as outras emissoras.
Para complementar o possível novo pacote da Warner e para ter alternativas caso emissora e produtora não cheguem a um acordo que agrade ambas, o SBT já está negociando com distribuidoras de filmes independentes, de acordo com o vice-presidente da emissora, José Roberto Maciel. Segundo o jornalista Daniel Castro (Notícias da TV) o SBT também está negociando com a Fox, que aqui no Brasil tem um acordo que prioriza a Globo, mas não tem laço de exclusividade com a emissora carioca. Ainda de acordo com José Roberto Maciel, as novas mídias (TV por assinatura, Netflix, Internet) e a pirataria tiraram a importância dos filmes na TV aberta fazendo com que eles não deem mais a audiência de dez anos atrás, por exemplo. E, pelo acordo com a Warner, o SBT compra muita coisa que sequer vai ao ar. “Hoje não podemos nos dar ao luxo de perder conteúdo”, diz.
Entre as distribuidoras de filmes independentes em atuação no Brasil estão a Europa Filmes e a Imovision. Elas trazem ao país longas alternativos, muitos produzidos na América Latina, Europa e Ásia. Entretanto há alguns títulos com apelo de audiência, como a comédia inglesa “A Filha do Meu Melhor Amigo” (Europa Filmes), com Hugh Laurie (da série House), e o drama inédito “Bastardos” (Imovision), da diretora francesa Claire Denis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário