terça-feira, 7 de janeiro de 2014

APRENDA +:O Poder do Full HD

Câmera Canon 5D, muito utilizada hoje como filmadora
Alguns fotógrafos preferem a Nikon, outros a Canon, isso depende de cada um. Hoje utilizo bastante a 5D pelos recursos. Várias produtoras estão descobrindo essa utilização, inclusive alguns comerciais estão sendo feitos com  a 5D.
No caso de vídeos, conseguimos também finalizar a edição e entregar um produto 100% full hd. Muitas produtoras não conseguem finalizar em full HD. Isso se deve a ilha de edição e também alguns truques devem ser utilizados. Acontece que as ilhas em HD ainda estão em evidência e são caríssimas, então muitos captam em full HD mas finalizam em HD. O consumidor final que não entende, não vai perceber a diferença, mas pra quem tem o famoso olho clínico, percebe na hora. Hoje o Full HD capta 1920 x 1080 linhas em definição. É muita resolução. Mas agora está sendo lançado o 4K. Já ouviu falar? Com ela, a resolução de captação e de exibição salta para impressionantes 4096×2160 pixels de resolução – definição cinco vezes maior do que a melhor das telas de cinema em 2K.  As cenas também foram inovadas.
Não se utiliza mais aquele efeito zoom ou pan como antigamente. As cenas são mais mansas, zoom e pan ficou amador. Sim, as vezes utiliza o zoom ou pan, mas é vez ou outra. Hoje o equipamento bastante utilizado é o steadicam (já vimos aqui) e câmeras em trilhos. A cena fica muito profissional e viva.
Câmera Sony NEX-FS 100

A iluminação é bem suave e quanto mais luz natural melhor. Montamos torres de iluminação com gelatina azul quando necessário ou magenta dependendo do ambiente.
SONY DSC
Para que você possa ter a qualidade HD em sua casa, as emissoras têm que captar as cenas em HD, finalizar a edição em HD e a pessoa deve ter equipamento necessário para exibição de HD, não adianta ter uma tela de tubo que não dará resultado. Vocês viram no programa da Eliana, o pessoal do Ciência em Show explicando sobre a diferença das cenas em HD ? Colocaram uma câmera comum ao lado de uma HD e mostraram a diferença.
ex1
Espero ter dividido alguma coisa com os senhores. Se aprofundarmos no assunto, precisaremos de vários posts pra exibir os diversos equipamentos que as vezes, nem sabemos que existem, mas sem eles, não teríamos como assistir nossos programas favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário