quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O Triste caso da televisão no Brasil

Emissoras-sp-globo-record-sbt-band-redetv-cultura-e10audiencia
Já não é de hoje que vemos o cenário televisivo brasileiro com certa decepção, afinal o que foi feito com a excelente qualidade que existia nas emissoras há anos atrás? Será que ela se perdeu no tempo?
De um lado temos uma emissora líder, detentora de grande qualidade, porém a meu ver com péssimos programas dignos de beirar ao ridículo. Do outro lado temos uma emissora que late aos quatros ventos o tão sonhado “A caminho da liderança”, mas que para mim não passa de somente latidos. E do outro temos uma emissora estagnada, com porte, reconhecimento, mas que beira a ignorância de seus administradores.
O que está acontecendo com a qualidade televisiva no Brasil? Eternas saudades do tempo em que as emissoras concorriam ponto a ponto ali empatadas, você não sabia qual emissora assistir afinal todas tinham programas de qualidade.
Saudade dos saudosos tempos da eterna Rede Manchete que não tinha medo de investir, de fazer o diferencial tal qual a levou a sua decadência e consequentemente a sua falência.
Saudades dos anos 80 e 90 em que o SBT atingia a liderança ficando acima da Rede Globo, emissora qual não sabia o que fazer para parar o grande crescimento do Sistema Brasileiro de Televisão.
Cadê aquela Rede Record que produzia novelas de grandes sucessos, estilo padrão Globo de qualidade?
É, tudo isso ficou no passado! O que vemos hoje são programas sem sal, reprises e produções de péssima qualidade que acabam com todo o brilho da atração. Dias atrás, eu assistia a um programa de TV britânico, denominado “The Greatest Shows on Earth”, programa qual avalia outros programas de televisão de outros países.
Nesse dia em específico eles estavam avaliando a televisão no Brasil. Foram avaliados programas como Domingo Legal, Pânico na Band, Super Pop, entre outros e a conclusão que os britânicos chegaram foi que a televisão brasileira é um ninho de incitação à prostituição por usar de mulheres quase nuas, incitação à violência pelas novelas e pelos programas que tanto apostam no sensacionalismo.
E sinceramente não encontrei formas de discordar da apresentadora e do programa, pois é a pura realidade, ligamos em um canal tem mulheres quase peladas, ligamos em outro tem sensacionalismo, no outro tem realities que só faltam ter sexo explicito, o que esperar de algo assim?
É uma situação lamentável, porém um cenário real que dificilmente mudará. No cenário atual a Rede Globo é líder, tem mérito para isso. Não gosto dos programas da Rede Globo, mas a emissora tem qualidade, é líder a nível nacional e vice a nível mundial porque merece, tem um padrão para isso e dificilmente uma de nossas emissoras irá tirar esse lugar da Globo.
O SBT é uma emissora de porte, tem oportunidade de crescer, poderia estar anos-luz a frente da Rede Record, pois é uma emissora querida e o povo gosta. Algo que muitas pessoas discordam, mas a verdade é que o segundo lugar nacional é do SBT e isso também não vai mudar.
A Record pode até ameaçar, mas a verdade é que o SBT sempre vai estar ali. A emissora já marcou essa posição e como o Silvio mesmo mencionou, quer a vice-liderança e não a liderança, a emissora não tem interesse nessa posição.
Porém tem que investir, a emissora pode ganhar com folga da Record, basta estabilizar a grade e investir nas produções e contratações, como a contratação do Gentili.
A Rede Record, a meu ver é um dos piores casos entre essas três emissoras, porque o SBT tem má administração, porém a Record tem má administração ao quadrado. A Record jamais chegará ao lugar tão sonhado no pódio enquanto ela brincar de Rede Globo. É uma emissora que têm meios, tem estrutura, mas não usa o que tem.
O papel que ela está fazendo é de Rede Globo de péssima qualidade. A Record precisa criar identidade própria, aí sim as pessoas terão prazer em acompanhar suas novelas e sua programação. Detalhe: a emissora tem que ser humilde, ninguém chega a lugar algum sem humildade. E a Record perdeu a humildade no meio do caminho.
Fonte: TV Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário