sábado, 22 de fevereiro de 2014

RELEMBRE: "Casa dos Artistas" rende a maior audiência da história do SBT


A "Casa dos Artistas" foi uma série de reality shows exibida pelo SBT entre 2001 e 2004 com formato similar ao programa Big Brother, porém com celebridades disputando o prêmio principal. A primeira temporada rendeu a maior audiência da história do SBT.

Temporadas:

1ª Temporada: Estreou no dia 28 de outubro de 2001, e teve sua final exibida em 16 de dezembro de 2001.

2ª Temporada: Estreou no dia 17 de fevereiro de 2002, e teve sua final exibida em 19 de maio de 2002.

3ª Temporada: A terceira temporada estreou no dia 2 de junho de 2002. A edição trouxe uma mudança de formato: cada participante trazia um fã para competir no programa. Com final exibida em 28 de julho do mesmo ano, a competição terminou com a vitória do fã da personal trainer Solange Frazão, Sérgio Paiva, que ganhou 400 mil reais.

4ª Temporada: Estreou no dia 16 de agosto de 2004, e teve sua final exibida em 18 de outubro de 2004. No programa, 14 aspirantes à atores ficaram confinados na Casa dos Artistas (que virou uma escola de dramaturgia) recebendo aulas de interpretação, canto e dança e sendo testados por grandes nomes da teledramaturgia Brasileira. O objetivo do programa era encontrar um protagonista para um telenovela do SBT. A cada semana os alunos recebiam aulas, ensaiavam uma esquete (pequena cena) e passavam pelos testes.

Sabendo +: 

Em 2001 a empresa Endemol veio para o Brasil para negociar com alguma emissora brasileira do canal aberto uma proposta de programa estilo reality show, inédito no país até então. 

Ofereceu ao SBT vice-líder absoluto de audiência na época, mas Silvio Santos não quis comprar o programa, sobrou para Rede Globo, que acabou comprando e mantendo arquivado o programa. 

Aí entra no ar a "Casa dos Artistas" criado pelo próprio Silvio Santos, e registrando a maior audiência da história da emissora.

Imediatamente a Rede Globo tomou conhecimento da força do estilo do programa e estreou o “Big Brother Brasil” existente até hoje.

“A Casa dos Artistas” teve que fechar suas portas para não sofrer com acusações e processos de plágio.

Esse estilo de programa já esta exaustivo, eu queria ver se sobraria artistas para “A Fazenda” caso  “A Casa dos Artistas” ainda estivesse sendo produzida, mas mesmo com desgaste programas como esse nunca serão extintos, o “BBB” por exemplo arrecada cerca de 8 milhões por paredão, fora a audiência.
O que torna esses programas exaustivos é o fato de mesmo não serem exibidos 24h por dia, a programação da emissora não fala de outra coisa, é um jeito de alavancar a audiência de certos programas que não estão indo bem, mas é não há que suporte isso.

Maior Audiência da História:

Silvio Santos resolveu criar um reality com famosos, em 28 de outubro de 2001 surpreendendo a todos os telespectadores que naquela noite estava criada a “Casa dos Artistas”, rendendo a maior audiência da história do SBT 47 pontos com pico de 55. 

Fim do Reality:

Durante os anos em que a Casa dos Artistas esteve no ar, o programa ganhou grande polêmica e acusações pela imprensa de plágio de um modelo existente da Endemol (só a Rede Globo, exibiria em janeiro de 2002, o Big Brother Brasil, que tinha contrato com a Endemol). A Rede Globo entrou na Justiça do Estado de São Paulo para impedir a exibição do programa, que foi suspenso por dois dias, mas a Justiça deu ganho de causa ao SBT. Contudo, a Rede Globo recorreu. Nas noites de domingo de novembro e dezembro, enquanto era exibida a Casa dos Artistas, o SBT conquista pela primeira vez o primeiro lugar em audiência naquele horário, em enfrentamento com o programa Fantástico da Rede Globo. Com medo de novos processos e acusações de plágio, o SBT desiste de produzir o programa em 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário