Ô… Coitado! foi uma série produzida pelo SBT entre 1999 e 2000, a primeira fase com direção de Guto Franco e textos de Guto, Cláudio Spritzer, Moacyr Franco e Gorete Milagres. A segunda fase com direção de Eliana Fonseca e textos de Ronaldo Ciambroni. Centrada na personagem Filó, que na época havia feito sucesso no programa A Praça é Nossa. Por não dar grande audiência ao canal, a série foi cancelada, mas a personagem ainda continuava fazendo aparições algumas vezes no programa Domingo Legal.
Depois de quase oito anos, o programa volta interinamente para a grade de programação do SBT. Com a saída do vespertino Olha Você, entraram o sitcom e o reality Nada Além da Verdade, em 30 de março de 2009. A série alcançou 5 pontos, aumentando consideravelmente a audiência que girava em torno de 2 pontos. A reprise terminou em 1º de maio de 2009 com o episódio "Diarista de Artista", com participação especial de Jair Rodrigues e Família. Também contou com a personagem de Gorete Milagres, Zulurdes com o "piloto Zu Flash".
Sinopse
Filomena é uma empregada doméstica que, vinda do interior, foi procurar uma vida com mais oportunidades em São Paulo. Filó tinha características bem próprias como muita maquiagem no rosto, sempre com muito lápis de olho e uma flanela na cabeça, e usava sempre vestidos e roupas num estilo interiorano, falando com sotaque mineiro.
Seu patrão é Steve Formoso, "a voz da alcova", cantor que fez muito sucesso no passado, mas atualmente é cheio de dívidas. Apesar de não receber seu salário há tempos, ela continua a trabalhar para ele. Juntos, eles enfrentam várias confusões.
Bordões
- "Ô, coitado!" - Filó, ao final de cada programa, sobre os infortúnios de Steve. Virou "Coitada" porque se referia à Filomena.
- "Aqui pro sinhô!" - Filó, quando pensa que está sendo assediada.
- "Santíss´ sacramento do artar!" - Frase de Filomena.
- "Crei' Deus Pai" - Frase de Filomena.
- "Perdão, querida, perdão à vida…" - Única música de Steve Formoso.
- "Não te perdoo mais, não te perdoo mais…" - Única música de Era Esplendida que poderia ser a continuação da música de Steve.
- "Vai pro Jurídico!" - Bordão de Moisés, o cobrador ameaçando Steve.
Curiosidades
- Era exibido nas quintas-feiras às 22h30, após o Programa do Ratinho. Porém concorrendo no mesmo horário de Linha Direta (22h10 na Globo) e Leão Livre (21h na Record).
- Em 2000, Gorete Milagres anunciou que poderia sair do SBT e até chegou ser contratada pela Rede Globo por ser umas das revelações do humor brasileiro em 1999. Mas nos últimos dias de ser contratada, ela rompeu o contrato e preferiu ficar no SBT.
- Após o rompimento, a audiência do programa caiu muito, chegando a 4 pontos, e Silvio Santos decidiu cancelar o humorístico no ar na metade de 2000, ao chegar 2 pontos.
- Gorete Milagres foi para a Rede Record em 2007 para fazer a novela Amor e Intrigas, como a personagem Jacira. Em 2009 foi escalada para fazer a novela Promessas de Amor, como a personagem Renata.
- Moacyr Franco fez uma série humorística no SBT chamada Meu Cunhado, junto com Ronald Golias.
- No seu regresso (em 2009) a segunda temporada não foi exibida pelo SBT, já que não houve tempo, pois as estreias do Programa do Ratinho e do Casos de Família já estavam marcadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário