O Maior Brasileiro de Todos os Tempos foi um programa exibido pelo SBT lançado no dia 11 de julho de 2012 e apresentado em doze edições pelo jornalista Carlos Nascimento. O programa é baseado no programa britânico 100 Greatest Britons da emissora BBC, que também colaborou na produção do programa. O objetivo do programa foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade." O vencedor indicado como o maior brasileiro de todos os tempos na final de 3 de outubro de 2012 foi Chico Xavier com 71,4% dos votos vencendo Santos Dumont e Princesa Isabel, que também disputaram a final do programa.
Logotipo do programa continha a bandeira do Brasil |
Depois do formato, surgiram outros três programas: "A Maior Música Brasileira de Todos os Tempos", "O Maior Time de Futebol Brasileiro de Todos os Tempos" e "A Maior Invenção de Todos os Tempos"; entretanto, nenhum deles foi realizado por não atingirem a marca de 1 milhão de votos para a produção.
História
O projeto do programa havia sido criado por Silvio Santos em 2004, com a intenção de eleger personalidades brasileiras. Mas naquele mesmo ano, o programa não foi ao ar por falta de patrocinadores.
Outras versões do programa foram feitas, mas nenhuma vingou. A primeira nova versão seria "A Melhor Música Brasileira" |
Em anúncios feitos principalmente através de seus comerciais entre o fim de 2011 e o fim de abril de 2012, o SBT pediu que seus telespectadores votassem no site do projeto até validarem-no ao atingir a marca de 1 milhão de votos. Em pedido feito pelo canal de televisão britânico BBC, o projeto deveria somente ser encerrado se contabilizasse todos os votos solicitados.
Em pedido, o próprio criador do programa, Silvio Santos excluiu-se da votação porque o programa era promovido pela sua assessoria.
Em julho de 2012, foi anunciado que o jornalista Carlos Nascimento seria o apresentador do programa e que seria exibido no dia 18 de julho, o que após foi trocado para 11 de julho.
A segunda versão fracassada teria escolhido "O Maior Time Brasileiro" |
Finalistas
Após 3 meses de votações e 1 milhão de votos registrados, foram selecionadas 100 personalidades dentre as milhares indicadas pelo público brasileiro. De acordo com a produção do programa, 49% dos finalistas foram pessoas ainda vivas das quais destacam-se nomes a exemplos dos ex-presidentes brasileiros Fernando Henrique Cardoso e Lula e o ex-jogador de futebol Pelé. Entre os participantes já falecidos, além do médium Chico Xavier que foi o vencedor, ficaram também os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
Repercurssão
Recepção Crítica - O redator do Blog na TV, Fernando Oliveira hospedado no portal Internet Group (IG), atribuiu uma crítica mista ao programa. Ele afirmou que a emissora (SBT) "precisará de mais recursos para empolgar o espectador", ao mesmo tempo em que elogiou o "caráter educativo" de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos.Tony Goes, colunista do site F5, questionou a escolha e a ordem de alguns indicados e afirmou que o programa "não teria a menor graça se não fosse por esses ‘pequenos absurdos’".
A 3ª e última versão do formato, foi "A Maior Invenção", mas também não convenceu
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário