sexta-feira, 4 de abril de 2014

O problema dos programas “Não Recomendados para Menores de 12 Anos”

Mesmo tendo "Hora de Aventura" em seu arquivo, SBT é impossibilitado de exibi-lo, por ser recomendado para maiores de 12 anos
Venho através deste texto defender o fim de uma hipocrisia que é a Classificação Indicativa (vulgo CENSURA) para menores de 12 anos na televisão. Ela tem limitado as possibilidades de programação no horário nobre das emissoras alegando defender à infância dos brasileiros.
A classificação de um programa como “não recomendado para menores de 12 anos” impede que ele seja exibido antes das 20h (lembrando que programas classificados para maiores de 10 anos podem ser exibidos em todos os horários). É um tremendo exagero. Praticamente nenhuma criança com idade entre 10 e 12 anos hoje em dia dorme antes das 20h. Pelo contrário, você pode comentar com qualquer criança dessa idade um acontecimento da novela das nove ou do Big Brother que ela estará tão a par do assunto quanto você.
A classificação é muito rigorosa e fora da realidade da infância dos tempos de hoje. Para se ter uma ideia, o desenho animado “Hora de Aventura” e os seriados “Smallville” e “Friends” recebem essa mesma classificação e pela nossa lei só podem ser exibidos a partir das 20 h.
Não digo que a lei precisa se flexibilizar a ponto de programas não recomendados para menores de 12 anos possam ser exibidos às 10 da manhã (o que não seria tão liberal assim). Mas já estaria de bom tamanho se pudessem ser exibidos em todo o período da noite (a partir de 18h) e não após às 20 horas. Parece que apesar da democracia, a mentalidade hipócrita dos anos de chumbo continua ativa disfarçada de “Classificação Indicativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário