"A Dona" foi exibida lá no México em 2010 de 19 de abril a 7 de novembro, substituindo "Corazón Selvaje" e sendo substituída por "Triunfo del Amor" em 146 capítulos. Esta foi reprisada 4 anos depois, em 2014, de 24 de março a 11 de junho.
No elenco temos nomes de peso como Lucero, que protagonizou "Por Ela... Sou Eva", Fernando Colunga, que foi o galã de "A Usurpadora" e "Maria do Bairro", Gabriela Spanic, que foi a mocinha e a vilã de "A Usurpadora" alem de protagonizar "Por Teu Amor, David Zepeda, vilão de "Sortilégio", Sérgio Goyri atualmente em "Coração Indomável" e Eduardo Capetillo, galã de "Marimar".
SINOPSE
Valentina Villalba é uma mulher a que tem a vida aparentemente boa em todos os sentidos, pois ela possui muita beleza e uma grande fortuna, que seus pais deixaram para ela quando morreram. Ela tem possui uma mansão na Cidade do México, onde vive com sua tia Isabel Rangel de Dorantes, e sua prima Ivana Dorantes Rangel, que tem muita inveja dela.
Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso Peñalvert , tramando com Ivana no dia de seu casamento, a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher fria, déspota e amarga, optando por isolar-se e ir morar na sua fazenda "Los Cascabeles", em uma pequena cidade do interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel Montesinos, sem imaginar o que o destino reserva após esse encontro.
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de 'La víbora', porque o seu capataz Rosendo comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Federico e Leonor Montesinos divergem disso.
Leonor quer voltar à Cidade do México, mas Federico tem apenas um curto período de tempo para viver e quer passar os seus dias restantes em sua fazenda. Em meio a discórdia, José Miguel sente-se atraído por Valentina. Federico acaba se apaixonando por Isabel Dorantes seu antigo amor e percebe que nunca deixou de sentir esse amor por ela.
Um dia Rosendo ateia fogo à casa de Sabino, um ex funcionário de José Miguel que foi demitido por Leonor. O malvado Rosendo também mata Nazario, um trabalhador de Cascabeles, em um estábulo pertencente a Valentina, e ela acaba sendo acusada pelo crime.
Valentina começa a se apaixonar por José Miguel depois de acidentalmente atirando nele, logo Ivana começa a se apaixonar por ele também. Rosendo decide que quer Valentina, e ele começa a desafiar José Miguel para ficar ela. José Miguel e Valentina finalmente concordam em se casar, mas a mãe de José Miguel não aprova o casamento. Ivana e Rosendo também desaprovam o casamento e unem forças para impedi-lo.
Enquanto José Miguel vai para a Cidade do México vender sua casa, uma mulher chamada Arcelia Olivares diz a Valentina que ela e José Miguel tiveram um relacionamento e que ela tem um filho dele. Valentina interrompe os planos de casamento com José Miguel por causa disso, mas na realidade era apenas uma trama feita por Leonor e Ivana, e apesar de tudo, Valentina ainda ama José Miguel.
Logo Alonso decide que não vai voltar à Cidade do México sem Valentina ou seu perdão. José Miguel, Rosendo, e Alonso começam a lutar pelo amor de Valentina. Alonso e José Miguel em um curto espaço de tempo vão para Cidade do México. Chuy, filho de um dos trabalhadores de José Miguel, é ferido em um acidente, e José Miguel volta a San Pedro para vê-lo, no quarto do hospital,
José Miguel e Valentina decidem voltar a ficar juntos, mesmo contra a vontade de todos. Ivana ainda quer José Miguel e tem planos para convencê-lo que ela está grávida dele. Para conseguir isso, ela vai para a Cidade do México e dorme com um velho amigo casado, um médico, a fim de engravidar e dizer que o bebê é de José Miguel, mas ela não engravida.
Com a consciência culpada por ter matado Oscar, Ivana enlouquece e passa a ter alucinação, dizendo ver a alma do falecido, o que degrada sua saúde mental cada vez mais que o tempo passa. Ela acaba matando sua fiel empregada Benita a "nana" de Valentina e Ivana, continua tendo alucinações e pensa que é, na verdade Benita e Oscar. Rodrigo é testemunhas dos assassinatos.
Rosendo rapta Valentina a mando de Leonor, ela acaba sendo resgatada por Sabino e José Miguel, que acaba por ter seu segredo revelado: Leonor e Rosendo foram amantes, quando eles eram jovens. Enquanto Rosendo e José Miguel estão engajados em uma batalha de morte, Leonor diz a José Miguel que Rosendo que é seu verdadeiro pai. Rosendo está dentro da caverna onde ele mantinha refém Valentina, e todo mundo acredita que ele está morto.
Ivana chega a perceber que não vai ser capaz de fugir por conta dos assassinatos. Por isso ela se enforca. A autópsia mostrou que ela não estava grávida. Ela aparecerá para Valentina no último capítulo.
Leonor pede perdão a Valentina e ela e José Miguel se casam. No entanto, durante a cerimônia Rosendo aparece, muito desfigurado, e tenta matá-los. Alonso pula para impedir Rosendo, em seguida a polícia chega para desarmá-lo e levá-lo embora. Valentina e José Miguel começam finalmente a serem felizes junto de seus filhos gêmeos no final da história.
A novela foi um enorme sucesso lá no México, a trama conseguiu recuperar a audiência na qual foi perdida por sua antecessora "Corazón Selvaje". No primeiro capitulo o folhetim alcançou ótimos 27.6 (28) de média e sua meta pedia apenas 25.
Sua maior audiência é de 30.6 (31) pontos, na qual foi conquistada no penúltimo capitulo, o ultimo alcançou quase a mesma audiência 30.4 (30) perdendo apenas dois décimos. Já a sua menor média foi de 19.7 (20) pontos.
ELENCO
- Lucero - Valentina Villabal Rangel "A Dona"
- Fernando Colunga - José Miguel Montesinos
- Gabriela Spanic - Ivana Dorantes
- David Zepeda - Alonso Peñalvert
- Sergio Goyri - Rosendo Gavilán
- Jacqueline Andere - Leonor de Montesinos
- Silvia Pinal - Isabel Rangel
- Ana Martín - Benita Garrido
- Eduardo Capetillo - 'Horacio Acosta
- Julio Alemán - Ernesto Galeana
- Eric del Castillo - Federico Montesinos
- Carlos Bracho - Padre Justino Samaniego #1
- Arsenio Campos - Padre Justino #2
- Marisol del Olmo - Gabriela Islas
- Fabián Robles - Felipe Santibáñez
- Claudio Báez - Óscar Ampúdia
- Emoé de la Parra - Narda de Ampúdia
- Gerardo Albarrán - Nerón Almoguera
- Marisol Santacruz - Cecilia Rangel de Villalba
- Guillermo Capetillo- Rogelio Villalba
- Diana Osorio - Margarita Corona
- Alejandra Procuna - Brenda Castaño Lagunes
- José Carlos Ruiz - Sabino Mercado
- Martha Julia - Dama de honor #1
- Silvia Ramírez - Dama de honor #2
- Cristina Bernal - Dama de honor #3
- Manola Diez - Dama de honor #4
- Rebeca Mankita - Dama de honor #5
- Paul Stanley - Timoteo
- Cristina Obregón - Simone Enriqueta Macotela Bermúdez
- Anabel Ferreira - Amparo
- Ana Bertha Espín - Enriqueta Bermúdez de Macotela
- Raúl Padilla "Chóforo" - Padre Ventura Menchaca
- David Ostrosky - Moisés Macotela
- Fátima Torre - Iluminada Camargo
- Guillermo Capetillo- Rogelio Villalba
- Marisol Santacruz - Cecilia Rangel de Villalba
- Rossana San Juan - Crisanta Camargo
- Mário del Río - Filadelfo Porras
- Claudia Ortega - Teresa de Granados
- Marina Marín - Loreto de la Fuente
- Eduardo Rivera - Juan Granados
- Diego Ávila - Chuy Granados
- Evelyn Ximena - Teresita Granados
- Alejandro Ruiz - Nazario Melgarejo
- Tony Vela - Comandante Bruno Toledo
- Aurora Clavel - Doña Angustias
- Juan Carlos Serrán - Librado Manzanares
- Myrrah Saavedra - Leonela Lagunes de Castaño
- Niko Caballero - Santiaguito Peñalvert Castaño
- Pilar Montenegro - Arcelia Olivares
- Eduardo Rodríguez - Esteban Noguera
- Vicente Herrera - Dante Espíndola
- Tony Bravo - Evelio Zamarripa / Úrsulo Barragán
- Salvador Ibarra - Celso Lagunes
- María Prado - Griselda
OUTRAS VERSÕES
- A versão original foi a telenovela da Venezuela "La doña", produzida pela RCTV no ano de 1972, produzida Román Chalbaud. Foi dirigida por Arquímedes Rivero e protagonizada por Lila Morillo e Elio Rubens.
- A primeira versão no México foi realizada pela Televisa, em 1978 com o título de Doménica Montero, dirigida por Lorenzo de Rodas, produzida por Valentín Pimstein e protagonizada por Irán Eory, Rogelio Guerra e Raquel Olmedo.
- A segunda versão no México, chamada "La dueña" foi realizada novamente pela Televisa, no ano de 1995, com a produção de Florinda Meza, e direção de Roberto Gómez Fernández, foi protagonizada pelos atores Angélica Rivera, Francisco Gattorno e Cynthia Klitbo.
- A segunda versão na Venezuela novamente pela rede RCTV foi realizada em 1995 uma versão livre com o título de "El desafio", produzida por Carlos Lamus e Hernando Faria, dirigida por Renato Gutiérrez e protagonizada por Caluda Venturini, Henri Soto e Mimi Lazo.
- A versão no Brasil foi produzida pelo SBT no ano 2001, com o título de "Amor e ódio", dirigida por Jacques Lagoa, Henrique Martins e Antonino Seabra, produzida por David Grimberg e Gilberto Nunes, e protagonizada por Suzy Rêgo, Daniel Boaventura e Viétia Rocha.
EXIBIÇÃO NO BRASIL
"A Dona" tinha um impecilho para a sua exibição por aqui. Primeiro que a novela não é recomendada para menores de 12 anos, o que a impede de ser exibida a tarde na qual só permite classificação Livre e de 10 anos, e como o SBT só tinha a tarde para se dedicar as reprises guardou-a na gaveta.
Após varias tentativas de cortes e edições para a aprovação do Ministério da Justiça, a emissora conseguiu e fez grande expectativa para estrear a novela. Fez um reboliço nas redes sociais, soltando pistas para que os internautas adivinhassem, além de grande divulgação em sua grade com varias chamadas.
A novela contém diversas cenas quentes e os cortes vão correr soltos na exibição do SBT |
CURIOSIDADES
- A trama teve título inicial de Dueña de tu amor.
- No Brasil o folhetim se chamaria "Sou Tua Dona", porem o SBT preferiu chama-la de "A Dona", sendo uma das poucas que a emissora mudou o nome ao invés de apenas traduzi-lo para o português.
- A novela trouxe de volta Gabriela Spanic as telenovelas mexicanas e também ao meio artístico.
- Outras atrizes que foram cotadas para ser protagonistas foram Alicia Machado, Adela Noriega e Silvia Navarro. Lucero acabou sendo a protagonista.
- As gravações começaram oficialmente no dia 8 de fevereiro de 2010.
- Devido à grande audiência, o último capítulo foi reprisado 6 dias após sua exibição, em 13 de novembro de 2010.
- Lucero interpreta ao lado de Joan Sebastian o tema musical oficial da novela, "Golondrinas Viajeras". A parceria voltaria a se repetir em 2012, quando os dois cantores lançaram um disco inteiramente de duetos intitulado Un Lujo.
- Lucero interpreta também o tema romântico do casal Valetina e José Miguel, Dueña de tu amor. A canção faz parte do albúm Indispensable da cantora, estando presente em duas versões: versão CD (com batida pop) e versão telenovela.
- Em setembro de 2010, durante a exibição original da novela, a atriz Gabriela Spanic foi internada, devido a um envenenamento que sofreu por parte da sua assistente.
- Foi iniciada em Janeiro de 2011 a fase de dublagem da novela pelo estúdio brasileiro Wan Macher.
- Em 2012, foi lançado em DVD, pela Televisa Home Entertaiment junto com a Vivendi, um resumo da novela. O resumo contém 13 horas.
- É a primeira novela do horário das 17h30 do SBT a ser inédita. A ultima novela foi A Usurpadora, onde Gabriela Spanic e Fernando Colunga também fazem par romântico. E será exibida devidamente editada por causa da classificação indicativa.
- Última novela de Eduardo Capetillo e Gabriela Spanic na Televisa, antes de suas transferências para a TV Azteca.
AUDIÊNCIA DETALHADA DA EXIBIÇÃO NO MÉXICO
NOVELA: Soy Tu Dueña
HORÁRIO: 21h
DE: Nicandro Díaz González
META: 25 Pontos
HORÁRIO: 21h
DE: Nicandro Díaz González
META: 25 Pontos
ESTREIA: 19 de Abril de 2010
TÉRMINO: 7 de Novembro de 2010
-Com 146 Capítulos
MAIOR AUDIÊNCIA: 31 pontos
MENOR AUDIÊNCIA: 20 pontos
19/04 a 23/04/2010 28 26 27 28 26 = 27
26/04 a 30/04/2010 26 26 26 26 24 = 25
03/05 a 07/05/2010 24 24 27 30 23 = 26
10/05 a 14/05/2010 27 29 27 27 26 = 27
17/05 a 21/05/2010 27 26 27 24 24 = 25
31/05 a 28/05/2010 23 23 24 25 23 = 24
07/06 a 11/06/2010 24 26 24 23 23 = 24
14/06 a 18/06/2010 26 26 26 24 24 = 25
21/06 a 25/06/2010 24 24 25 26 24 = 25
28/06 a 02/07/2010 25 26 26 26 25 = 26
05/07 a 09/07/2010 25 26 26 26 25 = 26
12/07 a 16/07/2010 24 25 26 27 24 = 25
26/07 a 30/07/2010 25 25 25 24 22 = 24
02/08 a 06/08/2010 24 24 24 24 23 = 24
09/08 a 27/08/2010 26 25 26 26 25 = 26
30/08 a 03/09/2010 27 26 26 26 26 = 26
06/09 a 11/09/2010 27 26 27 27 25 = 26
13/09 a 18/09/2010 26 26 20 22 24 = 24
20/09 a 24/09/2010 28 28 28 27 25 = 27
27/09 a 01/10/2010 28 26 28 28 26 = 27
04/10 a 08/10/2010 26 26 26 27 25 = 26
11/10 a 15/10/2010 26 26 28 28 27 = 27
18/10 a 22/10/2010 28 29 29 30 29 = 29
25/10 a 29/10/2010 28 27 27 27 27 = 27
01/11 a 06/11/2010 25 28 29 30 31 = 29
07/11 a 07/11/2010 30 ** ** ** ** = 30
26/04 a 30/04/2010 26 26 26 26 24 = 25
03/05 a 07/05/2010 24 24 27 30 23 = 26
10/05 a 14/05/2010 27 29 27 27 26 = 27
17/05 a 21/05/2010 27 26 27 24 24 = 25
31/05 a 28/05/2010 23 23 24 25 23 = 24
07/06 a 11/06/2010 24 26 24 23 23 = 24
14/06 a 18/06/2010 26 26 26 24 24 = 25
21/06 a 25/06/2010 24 24 25 26 24 = 25
28/06 a 02/07/2010 25 26 26 26 25 = 26
05/07 a 09/07/2010 25 26 26 26 25 = 26
12/07 a 16/07/2010 24 25 26 27 24 = 25
26/07 a 30/07/2010 25 25 25 24 22 = 24
02/08 a 06/08/2010 24 24 24 24 23 = 24
09/08 a 27/08/2010 26 25 26 26 25 = 26
30/08 a 03/09/2010 27 26 26 26 26 = 26
06/09 a 11/09/2010 27 26 27 27 25 = 26
13/09 a 18/09/2010 26 26 20 22 24 = 24
20/09 a 24/09/2010 28 28 28 27 25 = 27
27/09 a 01/10/2010 28 26 28 28 26 = 27
04/10 a 08/10/2010 26 26 26 27 25 = 26
11/10 a 15/10/2010 26 26 28 28 27 = 27
18/10 a 22/10/2010 28 29 29 30 29 = 29
25/10 a 29/10/2010 28 27 27 27 27 = 27
01/11 a 06/11/2010 25 28 29 30 31 = 29
07/11 a 07/11/2010 30 ** ** ** ** = 30
MÉDIA GERAL: 26 pontos - Sucesso
NÃO PERCA Á PARTIR DESTA SEGUNDA, DIA 17, ÀS 17H15 A ESTREIA DE "A DONA" NO SBT!
Nenhum comentário:
Postar um comentário