O motivo de tanto tempo de espera para que a trama fosse exibida na tela da emissora de Silvio Santos, se dá ao fato de a novela ter classificação indicativa de 12 anos, na qual, só é permitida após às 8h da noite. E para exibi-la à tarde, o canal teria que reeditar a novela, cortando cenas inapropriadas para o horário vespertino.
Porém, os cortes que são realizados atualmente, chegam a ser abusivos, até simples tapas estão sendo censurados. Brigas, agressões e cenas de acidente estão sendo poupadas no SBT. Muita gente não entende os diversos cortes que o canal faz na novela, até porque, em novelas mais cedo, e inclusive de outras emissoras, exibem tudo o que o SBT está cortando em "Soy Tu Dueña".
Acontece, que o SBT tentava, a um tempo, tentando encaixar "A Dona" em suas tardes, e estava realizando cortes na novela que era levada para o Ministério da Justiça (que classifica as produções) para aprovar a classificação de 10 anos. Mas, nas diversas vezes o Dejus (Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação), não aprovou. O tempo passou, e o SBT decidiu exibir o folhetim sem a aprovação da Justiça, autoclassificando a trama. O que não é errado, mas teriam que cumprir diversos cortes até que pelo menos 2 pessoas do Dejus assistisse a obra completa. Ou seja, a trama está sendo editada como se fosse para classificação livre.
Na classificação Livre, são admitidas obras que contenham predominantemente conteúdos positivos e que não tragam elementos com inadequações passíveis de indicação para faixas etárias superiores a 10 anos: Violência fantasiosa; presença de armas sem violência; mortes sem violência; ossadas e esqueletos sem violência. Nudez não erótica. Consumo moderado ou insinuado de drogas lícitas.
Já na classificação de 10 anos, é permitida, a presença de armas com violência; medo/tensão; angústia; ossadas e esqueletos com resquícios de ato de violência; atos criminosos sem violência; linguagem depreciativa. Conteúdos educativos sobre sexo. Descrições verbais do consumo de drogas lícitas; discussão sobre o tema “tráfico de drogas”; uso medicinal de drogas ilícitas.
A obra só poderá ser veiculada após o requerimento e consequente publicação de autoclassificação no site do Ministério da Justiça. O Dejus irá monitorar o devido cumprimento da autoclassificação, e caso seja constatado conteúdos incompatíveis, pedirá esclarecimentos da emissora antes da publicação da classificação final, feita em até sessenta dias.
Se você assiste a novela, pode perceber, que em várias cenas de sexo, tapas e agressões, o SBT exibe trechos da cena entre outros takes. Como numa cena de sexo, e o próximo take é de duas pessoas conversando. A emissora vai encaixando partes da cena anterior na cena em questão. Isso diminui o impacto da inadequação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário