Globo faz patrulha no Youtube e SBT ganha destaque por pegadinha.
Na semana em que o canal oficial do cantor Latino no YouTube foi fechado por alegação de violação de direitos autorais, outro fato tem causado apreensão entre admiradores e colecionadores de cenas antigas da TV: a Rede Globo vem intensificando ações para retirar do site vídeos que contenham cenas de suas produções. Trechos de capítulos de novelas, aberturas e até mesmo vinhetas não vem sendo poupadas e acabam sendo bloqueadas a pedido da emissora.
Após receberem notificações de infração de direito autoral, os postadores de vídeos correm o risco de terem seus canais apagados, da mesma maneira que ocorreu com o intérprete da "Festa no Apê" e da controversa versão de "Gangnam Style", que causou tanto alvoroço nas últimas semanas.
Esta coluna já abordou esse assunto diversas vezes. De fato, enquanto a Rede Globo avança ao dar vazão a seus conteúdos mais antigos no canal pago Viva e lançando DVDs de seus grandes e consagrados produtos, utiliza uma política mais restritiva em relação a internet, mais especificamente, quanto aos meios que não são oficiais e pelos quais não tem controle.
Por outro lado, o SBT, que já teve menção de bloquear vídeos com seu conteúdo postados no YouTube, conseguiu grande destaque com uma das câmeras escondidas do "Programa Silvio Santos", que mostra a aparição assustadora de uma menina fantasma dentro de um elevador.
Em pouco menos de dois dias, mais de um milhão de pessoas já haviam assistido as cenas, que ainda não foram postadas pelo canal oficial do SBT, mas por telespectadores que gravaram o programa. Diversos sites e blogs estrangeiros também compartilharam o vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário