quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Opinião Compartilhando SBT: 1993-2013 - 20 anos de Domingo Legal e muita história pra contar


 

Hoje é dia 17 de janeiro de 2013. Há exatos 20 anos, em 17/01/1993, entrava no ar o Domingo Legal, pelo SBT. E nesse horário exato, de meio-dia, começava no SBT o Programa Silvio Santos, do qual a atração se tornou um dos "quadros" principais.

Não é uma data qualquer. Ao longo de sua história, o Domingo Legal se consolidou como o programa de auditório, à exceção de Silvio Santos claro, mais conhecido fora do meio da Rede Globo. Em suma, a marca “Domingo Legal” sempre foi muito forte. Não à toa o programa teve sua manutenção garantida na grade mesmo após a saída de Gugu Liberato e seu sucesso comercial é inquestionável, com incontáveis números de merchandising e até mesmo quadro patrocinado pela Caixa.

Existe sempre aquele velho bordão: 20 anos não são 20 meses nem 20 dias. Verdade. A história do programa foi feita das maneiras mais marcantes. Uns se lembram de visitas marcantes, de cantores internacionais, seja a Shakira, Thalia ou mais recentemente Dulce María ou Anahí. Outros já se lembram daquele encontro histórico no palco entre os 2 vencedores do reality Popstars: Bro’z e Rouge. Outros lembram daquela cena bizarra do Van-Damme com a Gretchen. Ou quem sabe do sapo que latia e que bateu Roberto Carlos na Globo. Quem não se lembra da Luiza Ambiel na Banheira, o povo nas gincanas limpando as lindas mulheres cobertas de lama ou o Liminha mordendo a mão das pessoas na prova de qual era o bicho. E ainda, os famosos e-mail’s enviados pelos telespectadores, através do antigo “SOL” (SBT Online), que passavam na tela durante a atração (aprendeu bem, hein Boninho)?

Quem não se lembra das inúmeras visitas de Tiririca ao programa e ele tirando sarro de todo mundo e quem não se lembra do Construindo um Sonho batendo os 29 pontos contra 5 da Record em 2008. Como não lembrar do caso do chupa-cabra ou da Silvana Kieling vivendo um dia de presidiária. E aquele Domingo Legal que o Padre Marcelo cantou 2 horas seguidas porque estavam na liderança? Como não recordar da primeira entrevista de Leonardo após a morte do parceiro Leandro e ao mesmo tempo lembrar de Pedro, filho de Leonardo, participando do Loucuras de Amor pelo pai. E o polêmico caso da sunga de Thiago Lacerda no famoso leilão do programa? E a tal entrevista do PCC? Bom, essa é melhor esquecer. Lembrar mesmo só daquele aviãozinho que aparecia na tela toda vez que o Domingo Legal estava na liderança. Tempos que a TV podia ousar mais, sem tanta censura, em todos os sentidos possíveis.

Foram coisas demais nesses 20 anos. Lembro-me que um momento realmente marcante e que me tornou um telespectador assíduo da atração foi a cobertura do caso do acidente do grupo Mamonas Assassinas em 3 de março de 1996. Eu estava ouvindo walkman justamente com uma fita K-7 dos Mamonas, como fã que era, e fico sabendo, pelo Domingo Legal, de tudo o que ocorreu. Um choque total. Não só para mim, mas para todo o Brasil. A mobilização da equipe foi histórica, ao ponto de mexer com a equipe do Aqui Agora (que ainda estava no ar) para ir até o local do acidente. Nenhum outro canal poderia igualar uma cobertura daquela. Pode ter sido sensacionalista, mas foi um marco na cobertura televisiva por parte de programas de auditório. Nunca se tinha visto algo do tipo. Pegou até mesmo a Globo de surpresa, pelo programa ter iniciado fora do horário habitual. Não por menos, foi a maior audiência da história da atração e nem mesmo os tempos áureos de 1999/2000/2001, conseguiram bater esse recorde.

A data é festiva e não é dia de ficar cobrando isso ou aquilo da atração. Importa é ver que, pouco a pouco, Celso Portiolli vem tornando o programa a sua própria cara. Matérias como as do exterior, em Nova York (onde entrevistou Thalia), Disney, Las Vegas são sempre muito bem-vindas. Outras, carregadas no humor, como a do presente de Natal na 25 de Março, melhor ainda. Os musicais com banda ao vivo carregam com si o espírito da atração. Outro ponto alto, o Jogo do Amor, foi um acerto. Celso tem uma prática incrível para improvisar e é um quadro que se torna interessante justamente pelas tiradas e zoações do apresentador. Essa mesma arte de improvisar foi posta à prova no Surpresão, também uma boa ideia que pode ser aprimorada em 2013. Junte-se a isso, as voltas do Telegrama Legal e do Bom Dia Legal que são verdadeiros patrimônios da história do programa.

Torcemos para em 2013 e nos próximos anos o Domingo Legal tenha muito sucesso, que Celso possa se soltar ainda e mostrar porque é um dos grandes apresentadores do Brasil. Ao falar isso, me passa na cabeça justamente a imagem do Celso alegre, das gincanas, das brincadeiras no palco e passa também a imagem do Celso que emocionou o Brasil naquele domingo do enterro de Hebe Camargo. A emoção do apresentador, já quase aos prantos, naquele domingo triste para todos os brasileiros, foi a prova maior que a escolha de Celso foi um tiro certeiro para assumir o Domingo Legal. Sabe transmitir alegria e emoção no “time” correto, peças-chaves para um domingo ficar realmente legal.

Ao Celso, Magrão, Esquilo, Jorge, Gargalaca, Nelsinho e toda a produção e equipe do Domingo Legal o nosso muito obrigado por nos trazer alegrias e os parabéns de alguém que é fã dessa equipe aguerrida, que está sempre na luta por trazer o melhor sempre! Bom trabalho em 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Translate

Postagens + Populares