O telespectador sempre vê aquilo que se passa na telinha, mas sabe muito pouco, ou talvez nada do que se passa por trás dela. Refiro-me a “máfia dos bastidores”. O púbico chega a ver muita coisa que passa, é para isso mesmo que existem sites como o próprio TV foco e também programas de TV. Mas não vêem a fundo tudo que acontece por trás das câmeras para um programa poder chegar ao ar e exibir suas atrações.
Tenho pouca experiência em TV, mas há alguns anos, me dedico a estudar mais sobre ela, e com isso descobri várias coisas que se passam nos seus bastidores, coisas absurdas para que um programa possa apresentar suas atrações. Claro que a maioria do que descobri foi com base em informações que surgiram na mídia, mas que não chegam ao consentimento de muitas pessoas, ou passam por cima delas.
Antes de chegar à conclusão desse texto, vamos relembrar alguns episódios que chegaram a público sobre a tal “máfia dos bastidores”. Primeiro, o caso sobre as polêmicas do Big Brother Brasil ser “armação”. Saíram várias notícias e declarações dos próprios participantes de que recebiam orientações de como agir, e até criar confusões, de receberem R$ 500,00 por semana para ficarem na casa, coisa que nem o programa nem a emissora deveriam, mas não divulgaram.
Recentemente, o caso que aconteceu na última edição, de uma pessoa através do twitter revelar os resultados dos paredões e até o vencedor com antecedência. Entre outras, claro.
A fazenda, nessa última edição, Alexandre Frota veio a público e revelou que como no BBB, existem manipulações em relação à votação, mas isso não ficou tão evidente quanto ao caso do Big Brother. Existem também casos bastante comuns, que hora ou outra vem à tona, em relação aos atores e figurantes, que são contratados fingindo serem pessoas normais e anônimas, em programas como o “Casos de família” e “Você na TV”.
A farsa veio à tona, após os mesmos participarem dos dois programas com nomes e problemas diferentes. E para citar um caso de prêmio que uma pessoa supostamente teria ganhado num programa, existe o caso da “fraude do lata velha”. O caso é um pouco antigo, mas mostra um exemplo, onde um homem acusa o programa de trocar o seu carro na transformação e reforma.
Enfim, existem vários casos sobre a tal “Máfia dos bastidores”, que às vezes acaba vindo a público. E por fim a conclusão e a certeza: A TV vive realmente uma “máfia” nos seus bastidores, onde fazem muitas vezes isso para terem atrações, e vencer a guerra da audiência, onde um ponto a menos é prejuízos e “cabeças cortadas”, e um ponto a mais é glória e promoção.
Por isso, pense duas vezes antes de acreditar naquilo que você vê na TV. Se um participante pode realmente estar recebendo um prêmio, ou se aquele mesmo participante está se passando por ele mesmo ali. Porque é como se fala muitas vezes o apresentador Geraldo Luís, a TV é uma doce ilusão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário