domingo, 24 de novembro de 2013

SBT fecha acordo com concorrente do IBOPE, que terá mais aparelhos e será 40% mais barato

IBOPE pode ter finalmente um concorrente após décadas de monopólio no Brasil
O SBT fechou nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, contrato com o instituto alemão GfK. Se juntaram à emissora, Record, Band e RedeTV!. As negociações entre emissoras e instituto duraram quase um ano.

Segundo o acordo, a medição no Brasil começará com 1,5 mil peoplemeters (aparelhos de medição de audiência) e chegar até 6 mil deles no final de 2014, tornando o Brasil o 2º lugar no mundo (atrás apenas dos Estados Unidos) com mais aparelhos desse tipo e superando o IBOPE, que usa 4,5 mil atualmente.

Os primeiros dados só deverão ser divulgados no segundo semestre de 2014 e a nova pesquisa tende a ser 40% mais em conta que a do IBOPE. Atualmente as emissoras gastam R$ 30 milhões por ano com o instituto brasileiro de Carlos Augusto Montenegro.

Segundo Keila Jimenez, da coluna Outro Canal, da Folha de São Paulo, o orçamento apresentado às emissoras, é de R$ 50 milhões anuais a ser rateado por todas as redes. Com a aproximação de 4 emissoras das 5 mais importantes do Brasil, a Globo pode ser pressionada a aceitar também fechar parceria com a empresa alemã. Atualmente, a Globo é uma das principais parceiras do IBOPE, nas mais diversas pesquisas, como as eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Translate

Postagens + Populares