Na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro, o SBT anunciou o retorno de Otávio Mesquita ao seu casting de artistas. Como se trata de um “retorno” ele já foi contratado outras vezes pelo SBT. A primeira, em 1988.
Depois dessa primeira passagem, ele deixou o SBT e retornou em 1993. Apesar da fase do final da década de 80 ser bastante saudosista por ser a estreia dele na casa, a fase dos anos 90 eu considero ainda melhor. Foi ampliado o espaço na cobertura dos bastidores do SBT, com matérias épicas como a da inauguração do CDT Anhanguera e do Troféu Imprensa, além de cobertura de programas e eventos da emissora, com reportagens nesse sentido inclusive fora do Brasil, como na época da aquisição da Fórmula Indy.
Matéria de Otávio Mesquita na inauguração do CDT Anhanguera, em 1996
Obviamente, a atração também abria espaço para bastidores de festas e viagens internacionais, com assuntos dos mais variados. E, claro, espaço para inserções comerciais. O programa fazia chover anunciantes, até pelo histórico de Mesquita como vendedor de merchans. Essa experiência e bons contatos fizeram dele um verdadeiro queridinho do Departamento Comercial.
Suas entrevistas, em grande maioria, traziam boas tiradas, deixando entrevistados numa “sinuca” e ele sem nunca perder o bom humor e o jogo de cintura. Porém, em 1994, foi ele que se surpreendeu com um entrevistado. Direto de Los Angeles, com um dos nomes enviados pelo SBT para a cobertura da Copa e fazendo seu Perfil de lá, Mesquita se encontrou com o renomado ator Charles Bronson. Obviamente, sem medo de ser feliz, o apresentador foi até o astro americano pedir um alô para o Brasil. Mas recebeu como resposta: “Brasil, what is it?”. Mesquita insistiu: “Brasil, o país que tá jogando a Copa, que vai jogar as semifinais aqui em Los Angeles, aquele país enorme”. E nada de Bronson reagir com entusiasmo.
Aliás, em 1994, o programa Perfil ganhou uma recauchutagem do SBT inclusive quanto ao horário. O programa que já ia bem marcando índices de 4 pontos por volta das 1h30, começou a entrar um pouco mais cedo (por volta das 1 da madrugada) na programação. O índice de audiência passou para 5 pontos, em média.
O 1994 promissor e de boas matérias, inclusive na Copa do Mundo, fazia crer que 1995 seria um grande ano. E foi. O programa já começou batendo a Rede Globo durante a madrugada. Como você pode perceber no anúncio acima, nos dias 3 e 10 de janeiro, o programa variava entre 6/7 pontos. No dia 10, os 6 pontos representavam o dobro da Globo que naquele momento que exibia o Corujão. Resultado tão exemplar para as madrugadas rendeu até essa campanha chamando o “Perfil” de zebra e mexendo com o Corujão, da Globo. Reparem também que a estrutura do anúncio em si destoa bastante dos que tradicionalmente o SBT fazia até meados da década de 90.
Em 1995, também, Otávio Mesquita conseguiria uma grande exclusiva com o Perfil. Faria uma reportagem de uma semana ao lado de Xuxa Meneghel (contratada da Globo), mostrando os bastidores de sua vida pessoal e profissional no Rio de Janeiro e Buenos Aires. A matéria viria a repercutir bastante.
Segundo Otávio Mesquita, a estreia da sua atração no SBT em 2014 deverá acontecer no dia 31 de março, com direção de Andrea Setti (que esteve com ele no SBT no Perfil versão anos 90). Pela primeira vez o programa de Mesquita nas madrugadas do SBT não se chamará “Perfil”. O novo nome e todos os detalhes serão revelados nesta terça, dia 18, na coletiva de lançamento das novidades para 2014.
FONTE: SBTpédia
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