Ídolos foi um programa de televisão, criado no formato Idols, que consiste em revelar um novo cantor de música pop, designado como "novo ídolo musical do Brasil". Exibido pelo SBT em duas temporadas (2006 e 2007), era apresentado por Beto Marden e Lígia Mendes, tendo como jurados os produtores Arnaldo Saccomani, Carlos Eduardo Miranda (chamado apenas de Miranda), Cynthia Zamorano (Cyz) e Thomas Roth como jurados.
Foi a primeira versão brasileira para o formato do reality show criado por Simon Fuller.
Temporadas
1ª Temporada: As audições foram realizadas em cinco capitais Recife, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Na final, Leandro Lopes derrotou Lucas Polletto vencendo o programa. Na sua primeira audição, Leandro foi reprovado por Arnaldo, porém, mostou grande desempenho, nunca estando entre os cinco menos votados da fase final. A candidata que ficou mais vezes entre os menos votados foi Vanessa Oliveira, sobrevivendo à eliminação cinco vezes e sendo, por fim, eliminada na sexta vez.
Os candidatos Lucas Poletto e Leandro Lopes disputaram a final, no dia 27 de Julho de 2006, em que Leandro sagrou-se vencedor.
2ª Temporada: As primeiras audições foram feitas em Salvador (Bahia), Belém (Pará), Belo Horizonte (Minas Gerais), Campinas (São Paulo) e Florianópolis (Santa Catarina). O nível dos participantes foi superior ao da primeira temporada. A candidata Shirley Carvalho foi considerada pelo jurado Arnaldo Saccomani "a melhor cantora do Brasil em atividade". Thaeme Mariôto, por sua vez, começou bem a última fase do programa, apesar de ficar entre os menos votados na primeira semana. Com o sucesso no programa, a candidata venceu a disputa contra Shirley Carvalho, com 53% dos votos, exibida no dia 16 de Agosto. Seu CD de estréia, lançado posteriormente, chegou ao disco de ouro, com a venda de 50 mil cópias.
Jurados
- Thomas Roth - jornalista e produtor musical
- Arnaldo Saccomani - instrumentista, compositor e produtor
- Cynthia Zamorano (Cyz) - cantora, compositora e produtora
- Carlos Eduardo Miranda - jornalista, crítico musical, produtor e diretor artístico do selo Banguela Records.
Na época as vencedoras da 2ª Temporada de "Ídolos", cantaram o tema de abertura de "Amigas e Rivais" |
Curiosidades
- A emissora que comprara os direitos de exibição e produção do programa Ídolos (2006 e 2007) moveu um processo contra a Fremantle por ter agido de má fé na renovação do contrato, já que o SBT afirma que foram enviados e-mails mostrando intenção em continuar com o programa, porém os mesmos foram ignorados. Em uma briga judicial, a emissora ganhou o direito de ter acesso ao contrato firmado com a atual rede televisiva que transmite o programa.
- Com a estreia do programa, o SBT batia recordes em cima de recordes, e conseguia a vice para emissora, que na época vivia uma fase precária, na qual a emissora lutava até contra a Band para não perder a terceira posição. Numa sexta-feira 13, o programa alcançou 11 pontos, índices que não eram vistos a um bom tempo no SBT.
- Em 2008, o formato foi comprado e produzido pela Rede Record.
- Na ida para a Rede Record o programa na sua 1ª Temporada foi um sucesso absoluto de audiência, porém á partir da 2ª Temporada o programa começou a cair. Na recente versão, o "Ídolos Kids" raramente conquistava a vice-liderança contra o SBT. Com a queda, o programa saiu do ar.
- Thaeme e Shirley, vencedoras da 2ª Temporada, e a candidata Lenny Bellard (eliminada no dia 9 de Agosto) gravaram juntas a canção de abertura da novela Amigas e Rivais, produzida pelo SBT na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário