Após ficar um período afastada da televisão, a jornalista Rachel Sheherazade retornou ao comando do telejornal “SBT Brasil” na última segunda-feira (14), ao lado de Joseval Peixoto. No entanto, o SBT cortou os comentários de Sheherazade na atração.
Tudo porque Sheherazade defendeu um grupo de “justiceiros” que deixaram um suposto assaltante de 16 anos preso nu a um poste, no Rio de Janeiro, em fevereiro. Em entrevista ao site “Notícias da TV”, Rachel revelou que somente após se reunir com a direção de jornalismo, soube da decisão.
Veja os melhores momentos da entrevista:
Qual será a principal mudança do SBT Brasil com a sua volta?
“O jornal agora não vai ter mais a opinião dos apresentadores. As opiniões que forem emitidas no jornal serão editoriais da empresa.”
Vocês vão falar a opinião da empresa?
“Nem eu nem o Joseval [Peixoto] nem qualquer outro âncora do jornalismo do SBT vai mais emitir opiniões, por enquanto. Quando a empresa achar por bem se pronunciar a respeito de algum tema, ela vai fazer por meio de editoriais.”
O Silvio Santos contratou você para falar o que pensa. Como você lida com as mudanças no SBT Brasil?
“Acho normal, porque é uma mudança de estratégia da empresa. Isso não é pensado por nós, somos soldados dessa empreitada e cabe à gente encarar qualquer novo desafio com profissionalismo, garra e muito amor à profissão. É isso que o Joseval e eu vamos fazer. O jornalismo é isso, está sempre em constante mudança.”
Mas o próprio SBT falou que tomou a decisão após a sua repercussão na mídia. Qual a sua opinião?
“Minha opinião é essa. Sou uma funcionária da empresa, não sou eu quem pensa o jornal, quem determina o formato do jornal, então só tenho que cumprir e abraçar esse novo formato e seguir fazendo o meu trabalho com o máximo de profissionalismo e amor à casa que eu tenho. Se a empresa achou por bem mudar o formato, a gente acata com muito respeito, porque a gente sabe que a empresa visa o melhor para o telespectador e seus profissionais. A gente só tem que seguir, confia e segue. Eu confio na empresa e nos rumos que ela vai dar ao jornalismo.”
Você acha que foi censurada?
“Não, acho que não. Acho que é uma mudança de formato, foi isso que me foi passado.”
Você vai procurar outro espaço para emitir opinião, já que no SBT você não vai poder mais?
“Sim, eu posso encontrar outro espaço de opinião. Sempre vou ser uma pessoa de opinião, de posições firmes, isso não vai mudar. Se o formato do jornal vai mudar, eu não mudo. Sou assim, serei assim e talvez eu encontre outra forma de exibir minhas opinões que não seja pelo SBT Brasil.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário