sexta-feira, 14 de março de 2014

RELEMBRE: "O Maior Brasileiro" atinge 1 milhão de votos; outras versões do programa fracassam



O Maior Brasileiro de Todos os Tempos foi um programa exibido pelo SBT lançado no dia 11 de julho de 2012 e apresentado em doze edições pelo jornalista Carlos Nascimento. O programa é baseado no programa britânico 100 Greatest Britons da emissora BBC, que também colaborou na produção do programa. O objetivo do programa foi "eleger aquele que fez mais pela naçãoque se destacou pelo seu legado à sociedade." O vencedor indicado como o maior brasileiro de todos os tempos na final de 3 de outubro de 2012 foi Chico Xavier com 71,4% dos votos vencendo Santos Dumont e Princesa Isabel, que também disputaram a final do programa. 

Logotipo do programa continha a bandeira do Brasil

Depois do formato, surgiram outros três programas: "A Maior Música Brasileira de Todos os Tempos", "O Maior Time de Futebol Brasileiro de Todos os Tempos" e "A Maior Invenção de Todos os Tempos"; entretanto, nenhum deles foi realizado por não atingirem a marca de 1 milhão de votos para a produção.



História

O projeto do programa havia sido criado por Silvio Santos em 2004, com a intenção de eleger personalidades brasileiras. Mas naquele mesmo ano, o programa não foi ao ar por falta de patrocinadores.

Outras versões do programa foram feitas, mas nenhuma vingou. A primeira nova versão seria "A Melhor Música Brasileira"

Em anúncios feitos principalmente através de seus comerciais entre o fim de 2011 e o fim de abril de 2012, o SBT pediu que seus telespectadores votassem no site do projeto até validarem-no ao atingir a marca de 1 milhão de votos. Em pedido feito pelo canal de televisão britânico BBC, o projeto deveria somente ser encerrado se contabilizasse todos os votos solicitados.
Em pedido, o próprio criador do programa, Silvio Santos excluiu-se da votação porque o programa era promovido pela sua assessoria.
Em julho de 2012, foi anunciado que o jornalista Carlos Nascimento seria o apresentador do programa e que seria exibido no dia 18 de julho, o que após foi trocado para 11 de julho.

A segunda versão fracassada teria escolhido "O Maior Time Brasileiro"

Finalistas

Após 3 meses de votações e 1 milhão de votos registrados, foram selecionadas 100 personalidades dentre as milhares indicadas pelo público brasileiro. De acordo com a produção do programa, 49% dos finalistas foram pessoas ainda vivas das quais destacam-se nomes a exemplos dos ex-presidentes brasileiros Fernando Henrique Cardoso e Lula e o ex-jogador de futebol Pelé. Entre os participantes já falecidos, além do médium Chico Xavier que foi o vencedor, ficaram também os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Repercurssão

Recepção CríticaO redator do Blog na TV, Fernando Oliveira hospedado no portal Internet Group (IG), atribuiu uma crítica mista ao programa. Ele afirmou que a emissora (SBT) "precisará de mais recursos para empolgar o espectador", ao mesmo tempo em que elogiou o "caráter educativo" de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos.Tony Goes, colunista do site F5, questionou a escolha e a ordem de alguns indicados e afirmou que o programa "não teria a menor graça se não fosse por esses ‘pequenos absurdos’".


A 3ª e última versão do formato, foi "A Maior Invenção", mas também não convenceu

AudiênciaO primeiro episódio do programa, exibido em 11 de julho de 2012, gerou repercussão nas redes sociais, chegando ao primeiro lugar na lista dos assuntos mais comentados do Twitter. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), o programa garantiu ao SBT a segunda maior audiência daquele horário em São Paulo com cerca de 6,2 pontos, perdendo a primeira colocação para a Rede Globo, que somou 23,3 pontos. Sua segunda exibição concedeu à emissora 7 pontos no IBOPE ficando no segundo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Translate

Postagens + Populares