Diferente do que se pensa as novidades não são rejeitadas pelo público. O problema é querer que o público corra atrás para saber o que o canal vai exibir. Por isso ele deve saber com antecedência o que será exibido e ter a garantia que aquele programa ficará fixo em seu horário.
Em certas emissoras parece que os diretores de programação são crianças ansiosas que não podem esperar para lançar as novidades progressivamente, eles têm que lançar tudo no dia seguinte à decisão que tomaram de trocar um horário ou de produzir um novo programa.
Seria muito mais eficiente concentrar todas as chamadas em uma única mudança (como foi feito com “Carrossel” um mês antes da estréia da novela) do que fragmentar as chamadas nas diversas alterações que aquela emissora resolveu promover naquela semana. E no caso de uma mudança radical na grade, à divulgação deve continuar intensa após a estréia até o público se acostumar.
Muito recentemente vimos a Record exibir séries em horário inacessível para o maior contingente (que é jovem) e pouca divulgação. O Sbt por sua vez mudou diversas vezes o horário das 18:30 em curto período de tempo e sem muita cerimônia. A única que pode dar-se ao luxo de não gastar muito tempo comercial com chamadas é a Globo, já que um único anúncio lá é visto por muito mais pessoas do que várias chamadas em outras emissoras.
Se um canal tem a intenção de conquistar o público de um horário deve primeiro prepará-lo antecipadamente. Se o telespectador não se sentir no controle usará o controle a seu favor.
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